Lidia Martinez # Residência Artística # Arte Total 2015

.
Lídia Martinez | residência artística na Arte Total 2015
De 21 a 29 de Março
Realização Play Bleu 
Produção Arte Total [http://artetotal-cea.blogspot.pt/]


Lidia Martinez

Nasce em Lisboa em 1952. Frequenta os cursos de dança na Ópera de São Carlos e estuda pintura na Escola de Artes Decorativas António Arroio. Continua a sua formação na Escola Superior de Belas Artes onde estuda com o mestre Lagoa Henriques. Parte para Paris em 1972 onde termina o curso superior de Belas Artes.Interessa-se pela arte da marioneta, mímica, mascara e dança, diplomando-se em 1982 pela escola Magenia com a mestra Ella Jaroszewicz. Estuda Butô, Acting, Canto e Música Contemporânea com diversos artistas entre os quais destaca George Aperghis, Tamasaburo Bando, Michael Lonsdale, Joseph Nadj, Nena Vennetsanou. Autora, coreografa e intérprete desenvolve o seu trabalho nas áreas da dança, da pintura e da escrita. O bilinguismo é uma preocupação que envolve os seus trabalhos permitindo-lhe veicular a língua portuguesa em França.
Em 1985, Lídia cria o primeiro evento em que se apresenta em França a obra do poeta Fernando Pessoa.Para a celebração do bicentenário da Revolução Francesa, em 1989, dança no American Dance Festival e no Jacob’s Pillow nos EUA, a sua peça Inez, rima com Martinez e a Rainha Santa Isabel. Em 1994 convidada pelo evento SKITE , dança no Centro Cultural de Belém a peça inesiana ” Até ao fim do mundo”. De novo em Paris, é convidada a representar a dança portuguesa no Centre George Pompidou durante dois anos consecutivos. Colabora durante cinco anos com o Festival de Teatro Português para o qual criou várias peças, entre elas, duas versões do texto “Antes que a noite venha”, da escritora Eduarda Dionísio, ambas apresentadas na Fundação Calouste Gulbenkian. Vive trabalha em NY de 1991 a 1994, onde apresenta 5 solos e duos.Inspirada no mito de Inês de Castro, Lídia criou mais de vinte espectáculos e performances desde 1984.Durante o Ano Inesiano de 2005, faz uma digressão pelos Mosteiros de Portugal com “O resto é silêncio” e “Falas da Castro”.
Como consequência do estudo do movimento na obra de Paula Rego que desenvolve desde 1999, tem integrado nas suas peças, a solo e a duo, características das personagens da sua pintura. Dançou no Balleteatro, no Festival da Fàbrica, Na Zé dos Bois, no Bando, na Abril em maio, na Acarte...e participa regularmente no Festival de dança de Almada. Colabora com o coreografo Paulo Henrique desde 1994, participam ambos no evento “stars on stairs”.Expõe as suas obras desde 1970, fazendo mais de vinte exposições, pessoais e colectivas tanto na Europa como nos Estados Unidos.Traduziu o livro de Fernando Campos, « A casa do Pó ». Publicou dois livros de poesia nas edições Ulmeiro : » Cartas de amor de Pedro e Inez » e « um adeus perfeito » . Publicou vários contos e peças de teatro on-line. Acabou de criar no Porto, a peça sa sua autoria, « Pinoquia ! » para o Teatro Carlos Alberto, no evento - Solos. Prepara uma exposição sobre o tema de Inez de Castro, para a Casa de Portugal em Paris,em junho deste ano.