The Souls Of My Shoes | Cristina Mendanha | Guelra Project 2015

.



O chão revela as marcas de quem o calcou e nele viveu. É um dos lados de um espaço. Penso mais nele porque tenho o hábito de olhar para o chão e coleccionar sapatos. Funciona como um mapa que me indica as ruas de uma cidade. Indica-me os sítios importantes que devo visitar. Mas, também me indica a esquina onde encontrei o que mudou a minha vida. E tudo tem um tempo de duração. Começa e acaba. A cabeça rasga o espaço que delimita o chão com velocidade. Tento fazer-lhe corresponder um corpo. Forço o corpo para ser veloz. E a escrever. Depois junto todos os escritos. Selecciono, corto e volto a juntar. Monto um novo mapa com os meus sapatos. Repito os caminhos. Repito muitas vezes. Sento-me e descanso. Falo sobre o que me aconteceu. Anoto as diferenças e volto a trabalhar.

Durante o processo criativo apelo à minha memória  física, emocional e de espaços para produzir sequências de movimentos que serão registadas em imagens e que integrarão, no último dia da residência, numa performance em formato vídeo-dança




DIRECTED BY CRISTINA MENDANHA

PRODUCED BY PLAYBLEU

EXECUTIVE PRODUCER ARTE TOTAL

MUSIC BY PAULO MESQUITA



BRAGA | PORTUGAL 2015



CRISTINA MENDANHA

1966, Braga


De 1981 a 1983 foi bolseira da Secretaria de Estado da Cultura na Escola de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado. Em 1989 terminou a Licenciatura em Artes Plásticas –Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Obtém o Teaching Certificate em 1995 da Royal Academy of Dance, de Londres. Mestrado em Art, Craft and Design Education, University of Surrey Roehampton, com o título de tese ‘Fine arts as art education’, em 2001. 


Em 1992 fundou em Braga a Arte Total, onde exerce o cargo de Directora. Desde 1999 produz o programa Salvo Conduto com os coreógrafos Romulus Neagu, Maria Inês Villasmil, Vicente Trindade, Paulo Henrique, Joana Providência, Aldara Bizarro, Peter Michael Dietz, Paula Castro, Cristina Graça, Margarida Serrão, Paola Moreno, Maria Reis Lima,Teresa Fabião, Madalena Victorino e Valentina Parravicini. Coreografou as peças - Diário de n , Corpo Kodak, DiZei Beckett in the House, Tiques, Passagem, Onde Só A Asa Pode Chegar, Kaus, Nadir , Guelra -Canis Majoris e Escadas Zero. 



Orientadora de Estágios Profissionais nas áreas da Dança e Teatro, Programa Cultura / Estágio, Instituto de Emprego e Formação Profissional - Ministério da Cultura/ Instituto Português das Artes do Espectáculo, no ano 2000. De 2009 a 2012 Assistente Convidada no Instituto Politécnico de Viana do Castelo- ESE. Membro do Conselho Consultivo do Theatro Circo de Braga, de 2006 a 2014. Membro da Equipa Artística da Guimarães Capital da Cultura – Área de Comunidade, de 2010 a 2012.  Em 2014 integra o Grupo Responsável pelo Estudo sobre o Impacto das Políticas Públicas na Área de Educação Artística em Portugal no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade. Actualmente em Doutoramento - Educação Artística na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.


.